desenho, cinema e artesania James Zortéa, Mário Fontanive e Rodrigo John


O Atelier Subterrânea convida a todos para conversa sobre: desenho, cinema e artesania.
Presenças de James Zortéa, Mário Fontanive e Rodrigo John.
Neste sábado, 9 de julho, 18h, entrada franca.

Serão exibidos os curtas da OSSO filmes:
"Especulativo-móvel", 5'20'' - 2010,
"Pequenos Reparos", 3'20'' - 2008
e "Gestos na sombra" 3'15'' - 2011, de James Zortéa.

"Céu, Inferno e outras partes do corpo", 7'33''- 2011,
"Vecinos", 20'00'' - 2011
e, estréia, "Propriedade de uma poltrona", 8'25'' - 2010, de Rodrigo John.

Financiamento do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre - FUMPROARTE.
No Atelier Subterrânea | Av. Independência, 745/Subsolo

Drive in Projeções em espaço público


O CineEsquemaNovo 2011 – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN) apresenta uma sessão de filmes com curadoria do Atelier Subterrânea, tal qual um Drive in, numa garagem da Avenida Osvaldo Aranha em frente ao Parque da Redenção, serão projetados filmes de artistas no terreno que hospedava o antigo e famoso prédio do Cinema Baltimore.

Participam os artistas:
Narcélio Grud | Letícia Bertagna | Shima | Luciano Ambrosini | Leticia Ramos | Mariana Xavier | Diego Amaral

quando: Quarta-feira, 27 de abril/2011
Horário de início da projeção: 19h30
Local: Garagem Pereira & Castellani, antigo cinema Baltimore - Osvaldo Aranha, nº1048, Bom Fim



Mais informações pelo email: contato@subterranea.art.br

Arrancada Cineesquemanovo Divulgação da programação do Festival de cinema de Porto Alegre


A subterrânea segue apoiando iniciativas artísticas na cidade e, desta vez, abre as portas do atelier para o Cineesquemanovo - Festival de Cinema de Porto Alegre divulgar a lista de selecionados para as mostras competitivas de curtas e longas do CineEsquemaNovo 2011.
A proposta é dar início para programação da semana CEN2011, que acontece entre 23 e 30 de abril.

O que: Arrancada Cineesquemanovo - divulgação da programação
Quando: 22 de março, terça-feira, 20h (entrada gratuita)
Projeções, música e o tradicional barzinho da Subterrânea preparado para a noite!
Local: Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745/Subsolo – Porto Alegre)

Arte, Política e Mídia Agnaldo Farias, Angélica de Morais, Gil Vicente e Luis Edegar de Oliveira Costa


O Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745/Subsolo) abre suas portas, no dia 6 de dezembro, segunda-feira, às 20h, para promover o encontro entre Agnaldo Farias (curador da 29ª Bienal de São Paulo), Angélica de Morais (jornalista e crítica de arte) e Gil Vicente (artista plástico pernambucano), com mediação de Luis Edegar de Oliveira Costa (professor de Teoria e História da Arte da UFRGS). A intenção do evento, com entrada franca, é colocar em debate a proposta curatorial da Bienal de São Paulo deste ano e as manifestações artísticas apresentadas, que reverberaram amplamente na mídia e na opinião pública.

O que: Debate Arte, Política e Mídia: 29ª Bienal de São Paulo (Participação do curador Agnaldo Farias, da jornalista e crítica de arte Angélica de Morais, do artista Gil Vicente e do Professor de Teoria e História da Arte da UFRGS Luis Edegar de Oliveira Costa)
Quando:6 de dezembro, segunda-feira, às 20h
Onde: Atelier Subterrânea Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745/Subsolo – Porto Alegre)
Quanto: Entrada franca

Conversa na Subterrânea Conversa com Dione Veiga Vieira


No próximo sábado, dia 26 de junho, às 16h, a artista Dione Veiga Vieira, em conversa aberta no Atelier Subterrânea, fala sobre a sua experiência recente em Medellín/Colombia, com a exposição “Condensaciones y Volatidades”, desenvolvida no espaço artístico alternativo “Casa Tres Patios”. O evento marca o encerramento da exposição “Alvaro Seixas e Rafael Alonso: Diálogo de Pintura Exposição” (Org. Gabriel Netto).

Mais informações sobre Dione Veiga Vieira: http://www.dioneveigavieira.art.br

Sobre a Casa Tres Patios: http://www.casatrespatios.org

Thomas Demand Conversa com artista



O Atelier Subterrâne promove conversa com Thomas Demand neste sábado, 14/11, às 15h. O evento ocorre em colaboração com a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre e em parceria com o Instituto Goethe. O artista alemão fala sobre a exposição "The Dailies" que inaugura na próxima semana na Galeria Lunara da Usina do Gasômetro.

Performer Shima na Subterrânea Conversa com artista

Shima é formado em Desenho Industrial pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, pesquisa e trabalha com artes visuais desde 2001. Sua pesquisa atualmente está focada na produção de performances, fotografias, vídeos e instalações. Realizou residências artísticas na Holanda e no Japão. É artista selecionado pelo programa Rumos Visuais do Itaú Cultural 2008/2009.

- O artista falará sobre sua trajetória artística e seu processo de criação, sobre as redes (nacionais e internacionais) de Performance Arte.

- Mostrará imagens da Polônia e contar a sua experiência no XI International Performance Arte Festival Interackje (representando o Brasil no panorama das Américas de Performance Arte) , cuja viagem contou com o apoio do Ministério da Cultura (através do Fundo Nacional de Cultura).

- Também serão mostrados trabalhos em vídeo.

O que - Conversa com o artista visual Marcio Shimabukuro (aka Shima)
Onde - Subterrânea Atelier | Av.Independência 745 - subsolo
Quando - Sábado (04/06) - 16h
Quanto - entrada franca


Performace de Ana Paula Tomimori Obs: apesar, sou.

No dia 10 de junho, a jovem artista Ana Paula Tomimori realizará a performance Obs: apesar, sou no Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745/Subsolo). Na ação, os pequenos gestos da artista, cercada por um cubo transparente, dão forma a um ritual intimista. Suas fotografias instantâneas e a música do audiovisual projetado criam uma atmosfera nublada em que o branco predomina.

Veja as fotos da performance!

Música de improviso ao vivo Perales + Darisbo + Armani

Darisbo e Aramani trazem novamente seus improvisos sonoros para o atelier Subterrânea, mas desta vez acompanhados do guitarrista argentino Fernando Perales, que vem, pela primeira vez, ao Brasil. Juntos os músicos fazem improvisos ao vivo e partem da concepção de que a música não pode ser considerada apenas narrativa seqüencial. Além disso, eles promovem o estreitamento das fronteiras sonoras entre o Pacífico, o Atlântico e o Rio Grande, conjugando musicalmente o que significa América Latina.

Show: 08 de abril, quarta-feira, às 20h
Local: Atelier Subterrânea (Av.Independência, 745/Subsolo)
Entrada Gratuíta!
Mais informações da turnê acesse aqui.

Lia Menna Barreto + Maria Helena Bernardes Evento Passado

Conversa com a artista Lia Menna Barreto mediada por Maria Helena Bernardes no dia 28 de março 2009, sábado, às 16h.

Confira a apreciação de Maria Helena Bernardes, além de outras informações. Local: Atelier Subterrânea – Av. Independência, 745/Subsolo, Porto Alegre/RS

Revista/dvd + Mostra de vídeos Terra Una Evento Passado

A mostra de vídeo Terra UNA 2008, a ser realizada na Subterrânea, dia 30 de outubro, quinta-feira, às 20h, apresenta os vídeos produzidos pelos artistas selecionados para a Residência Terra Una, na bioregião da Mantiqueira, no município de Liberdade - MG, que promove o intercâmbio entre os ambientes urbano e florestal.
Durante 21 dias um grupo de 16 artistas de 6 estados diferentes do Brasil participou do programa de residência artística: Eduardo Verderame, Elisabete Finger, Floriana Breyer, Guilherme Teixeira, Hélène Delmonte, Julio Callado, Krishna Passos, Maicyra Leão, Manuela Eichner, Michelle Moura, Otávio Avancini, Rodrigo Braga, Cristina Ribas, Domingos Guimaraens, Flavia Vivacqua, e Nadam Guerra;

Lançamento da revista/dvd - Residência Artística Terra Una 2008 / MG

Pollifonia – Darisbo + Aramani Evento Passado

O duo de improvisação livre Darisbo+Armani se apresenta sábado, dia 27, às 16 horas, no Atelier Subterrânea, logo após a conversa com o artista plástico Rogério Livi.

Será a pimeira apresentação do duo após a turnê "Grandes Jefes", na qual se apresentaram em Buenos Aires, La Plata e Porto Alegre, junto a artistas da Argentina, Venezuela e Brasil.

Guilherme Darisbo é guitarrista, membro do coletivo Re:Combo, assina como Cine Victória seu projeto solo e coordenou o grupo Antena, onde trabalhou com música eletroacústica. Marcelo Armani é baterista, membro dos grupos SOL e da Orquestra Novi Mundi do stickista Diego Souto.

Juntos realizam improvisação livre, gerando torrentes de polifonia em seus instrumentos. De um lado, usando delay e guitarra elétrica para sobreposição de frases e harmonias. De outro, a execução simultânea de ritmo e melodia, pela união da bateria com o metalofone e outras percussões.

Guilherme Darisbo + Marcelo Armani
música de improvisação livre
[guitarra elétrica + delay] + [bateria + metalofone]

Edith Derdyk + Eduardo Veras Evento Passado

Conversa com a artista Edith Derdyk mediada por Eduardo Veras no dia 9 de agosto de 2008, sábado, às 16h.

Local: Atelier Subterrânea – Av. Independência, 745/Subsolo, Porto Alegre/RS

» apreciação de Eduardo Veras e mais informações

PF2008 + Daniel Acosta + Flávio Gonçalvez Evento Passado

Conversa mediada por Daniel Acosta e Flávio Gonçalvez. Entre os convidados estão: Adauany Zimovski, Ana Flores, Antônio Augusto Bueno, Cildo Meireles, Clarissa Cestari, Cláudia Barbisan, Daniel Acosta, Daniel Senise, Frantz, Gabriel Netto, Guilherme Dable, Ivan Henriques, James Zortéa, Letícia Cardoso, Lilian Maus, Marília Bianchini, Nathalia García, Nelson Felix, Nelson Magalhães, Rochele Zandavalli e Túlio Pinto.

Local: Atelier Subterrânea – Av. Independência, 745/Subsolo, Porto Alegre/RS

Teto ao chão Subterrânea atelier em obras

Durante o mês de julho de 2008 o Atelier Subterrânea estará fechado para reforma.
Agradecemos às doações dos artistas que participaram da Pequenos Formatos deste ano e a cada visitante que, ao adquirir os bilhetes numerados do sorteio, contribuiu para esta reforma. Em agosto, após o término das obras, a Subterrânea será reinaugurada.

Rede de Linhas Entrecruzadas Evento Passado

especular, refletir: toda atividade do pensamento que remete aos espelhos...espelhos para pensar...imagens refletidas.

Diante de alguma coisa que ainda não se sabe bem o que seja, como não podemos viver ou pensar senão em fragmentos de tempo que se distanciam, cada qual segundo sua trajetória, podemos então reagrupar e compor para descobrir um caminho fugaz.

Espelho de duas faces, imagens duplas, imagens mútuas - todas as idéias convergem para o tempo compartilhado em espaços imagéticos e transportáveis na experiência localizada, em lugares com possibilidades extensivas, onde os mesmos elementos formam conjuntos diferentes.

Vídeos de Ali Khodr, Bianca Bernardo, Camila Magalhães, Camila Mello, Cláudia Paim, Cristina Ribas, Daniela Mattos, Dirnei Prates, Felipe Lacerda, Giordani Maia, Manu Eichner, Marcelo Gobatto, Márcio de Andrade, Mergulho, Nelton Pellenz e Samir Abujamra.

18_março_19h30 ação coletiva simultânea rio de janeiro_porto alegre

Espaço CBF - praça tiradentes, 83 - rio de janeiro
Subterrânea Atelier av. independência, 745 – porto alegre

Diálogo entre Teresa Poester e Paulo Neves Evento Passado

Na próxima terça-feira, 16 de outubro, às 20h, a artista plástica e professora Teresa Poester e o poeta, compositor e tradutor Paulo Neves são convidados a conversar no Atelier Subterrânea sobre a exposição Desenhos, de Teresa Poester, que continua até o próximo sábado, dia 20 de outubro, na Galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre.
O encontro inicia-se com um breve histórico do trabalho de Teresa Poester, seguido do diálogo entre os convidados e do debate com os interessados.

Diálogo na Subterrânea – Amélia Brandelli e Mário Fontanive conversam com os artistas da Subterrânea Evento Passado

No próximo sábado, dia 6 de outubro de 2007, às 16h, Amélia Brandelli (Mestre em Poéticas Visuais e Professora da ESPM/RS, onde coordena o Espaço Cultural da universidade) e Mário Fontanive (Mestre em História, Teoria e Crítica e Professor de Design na ESPM/RS e na Ritter dos Reis/Porto Alegre) são convidados para uma conversa com os oito integrantes da exposição Artistas do Atelier Subterrânea - Percursos (Adauany Zimovski, Antônio Augusto Bueno, Gabriel Netto, Guilherme Dable, James Zortéa, Lilian Maus, Luciano Zanette e Túlio Pinto). Com o evento, busca-se partilhar com o público aspectos importantes dos processos de criação dos artistas, debatendo sobre a exposição, mas também sobre o convívio em grupo e as realizações do ateliê. A exposição encerra-se com essa conversa.
» Mais informações

Diálogo entre Artistas Evento Passado

No dia 28 de julho, 2007 / Sábado: 16hs / Leandro Machado, Carlos Krauz e Seu Francisco estarão reunidos no Atelier Subterrânea para, através do diálogo, partilhar com o público detalhes importantes de seus processos de criação. Os três artistas percorrem suas memórias e cruzam suas diferentes trajetórias artísticas. O objetivo da conversa é a troca de experiências entre artistas e público, em que todos são convidados a adentrar nos enigmas da criação.

Encontro Bastardo Evento Passado

No dia 21 julho 2007 / Sábado: 16hs / Debate com os organizadores da mostra de Vídeos Bastardos no Atelier Subterrânea.

Os organizadores da mostra de Vídeos Bastardos em POA, Claudia Paim, Luciano Zanette e Marcelo Gobatto (POIS), apresentam o projeto da mostra (que tem circulado desde 2006 por cidades do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia e Espanha) e propõe um encontro aberto para conversar e trocar experiências sobre a produção, a difusão e a criação dos vídeos bastardos e de vídeos experimentais.
Neste mês foi lançado o Volume 2 dos vídeos bastardos – edição Porto Alegre. http://videosbastardos.blogspot.com/

Diálogo sobre desenho: Asp e Flávio Gonçalves Evento Encerrado

Em conversa aberta, os artistas Carlos Asp e Flávio Gonçalves falam sobre os seus processos de desenho e refletem sobre as suas produções para um público de aproximadamente 60 pessoas, dentre os quais estavam: Blanca Brites, Roseli Jahn e Tiago Giora.

Durante a fala de Asp, temos a impressão de pisar nas páginas de seus diários de bordo e, entre essa trama de palavras, somos jogados de um lado a outro de suas estruturas aparentemente simples, mas que replicam-se ao infinito. Trabaho e vida confundem-se no relato do artista e é na repetição dos pequenos gestos desenhados que o velho-jovem Asp ratifica a sua própria existência.

Flávio Gonçalves, a partir da observação da fala de Asp sobre os seus desenhos do sem fim, lança idéias do desenho como a sombra projetada de um desejo. O artista abre sua “caixa-preta”, durante a conversa, revelando etapas importantes de seu processo e articulando-o numa espécie de memorial das potências de criação.

A conversa foi registrada em vídeo e em breve o material estará disponível à distribuição.